"Caminhos de Dentro", um espaço para a arte, poesia, política e religião. (Futebol não que vira briga!)

Enfim, tudo de útil e inútil que me de vontade de desabafar.


Amigos, sejam bem vindos...

terça-feira, 5 de abril de 2011

O Sentido da Páscoa

         A palavra Páscoa tem sua origem na língua hebraica (Pessach), passagem. Data mais importante das religiões cristã, comemorando a passagem, crucificação, morte e ressurreição de Cristo. 
                       
Mas essa data possui outros significados. No judaísmo a comemoração do Pessach, a fuga e libertação de seu povo do Egito para a terra prometida (Êxodo). Nas seitas pagãs, a homem a deusa Ostera (Mitologia Grega), ou Deméter (Mitologia Romana). A Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão ao tempo que observa um coelho que corre alegremente ao redor de seus pés nu.
                       
O ovo pintado com multicores e formas abstrata, significa o sol (a vida) da nova estação, ao tempo que o coelho representa a fertilidade. Embora em muitos países o ovo passou a ser de chocolate (por questões comerciais), mas seu significado se mantém.
                       
Nossa Páscoa na verdade, está representada por vários contextos, que vão além dessas poucas informações acima, demonstrando uma miscigenação de crenças as quais quase nunca nos são explicadas de forma clara e imparcial.


Como cristão, vou me fixar apenas no que cabe aos cristão, “a passagem do Cristo”

            Nos últimos anos, vemos uma inversão de valores à respeito não só da Páscoa mas de outras datas de importância religiosa. O que seria um período de reflexão e elevação espiritual, vem se transformando em feriados quaisquer, utilizados para viagens, festas, badalações e outros mais.
                       
            Nessa Páscoa, vamos fazer algo de diferente, algo mais do que trocar meros ovos de chocolate. Ame como nunca amou antes, abrace um estranho, visite um doente, perdoe uma ofensa, ajude um necessitado, engula o julgamento do próximo. Faça desse período, um tempo de reflexão, para rever os atos do passado e planejar as ações futuras com mais amor. Se prepare para viver o quanto puder o evangelho do Cristo.

            Façamos um verdadeiro Pessach em nossas vidas. Uma Páscoa, uma passagem em nossas condutas e pensamentos, uma transformação íntima.

Sinta, viva, seja, respire e exale o Amor. O verdadeiro AMOR!